Revista Casa Marx

Plataformização do ensino e o ataque à autonomia docente: intervenções de Flávia Telles e Pilar Carvalho

Flávia Telles

Plataformização do ensino e o ataque à autonomia docente: veja as intervenções das professoras Flávia Telles e Pilar Carvalho na Unicamp

Divulgamos aqui as intervenções das professoras da rede estadual Flávia Telles e Pilar Carvalho na mesa “Plataformização do ensino e o ataque à autonomia docente” impulsionado pela Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp) e pela Faculdade de Educação (FE-Unicamp) em parceria com o PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Flávia Telles é professora da rede estadual, conselheira da APEOESP pela Oposição, militante do Nossa Classe Educação e integra a comissão organizadora do “Observatório do Trabalho Docente” da Faculdade de Educação.

Pillar Carvalho é professora da rede estadual, professora supervisora do PIBID e mestre pela Faculdade de Educação da Unicamp.

A mesa teve como objetivo refletir sobre a influência da plataformização do ensino no trabalho pedagógico e na autonomia docente a partir da perspectiva do cotidiano escolar. Flávia Telles, trouxe uma reflexão sobre a relação entre a plataformização na educação e a plataformização no mundo do trabalho, bem como a necessidade de enfrentar o processo em curso com a revogação das reformas, como é a Reforma do Ensino Médio e Trabalhista.

A professora Pilar Carvalho elaborou uma reflexão sobre como a plataformização está significando o que chamou de “zumbização na educação by governo do Estado de São Paulo”, expressando as formas concretas em que os professores e estudantes têm que lidar com a plataformização, o material digital, as transformações nos currículos, um processo que submete à educação ao lucro, mas também as formas de resistência no interior da escola pública.

Carrinho de compras
Rolar para cima